Área Restrita
Portal

MedSys.Net
 Dúvidas?
Notícias
Outubro Rosa

O movimento nasceu nos anos 90, nos Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Há cinco anos é comemorado no Brasil, durante todo o mês de outubro, onde são promovidas diversas ações para a conscientização da doença, pois é o mais incidente na população feminina.

Segundo o Ministério da Saúde, esta modalidade de câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre mulheres no Brasil. Existem diversos fatores relacionados ao aparecimento do tumor, entre eles estão o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, problemas hormonais, o envelhecimento, o consumo de álcool e histórico familiar de câncer.

Este tipo de câncer, além de levar à morte, afeta diretamente o psicológico, a autoestima, a imagem e a sexualidade das mulheres. Porém, quando diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é bastante alta. O quanto antes descoberto e tratado, maiores as chances do tratamento ser efetivo. Daí a importância, cada vez maior, da prevenção.

A incidência tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, mais eficaz será o seu tratamento. Por isso, é fundamental que toda mulher faça o autoexame e se previna.

Galeria de Imagens

Publicado em: 01/10/2015 - Fonte: www.inca.gov.br